quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Transporte público

Você sabia que a constituição federal prevê o transporte do estudante até o seu local de estudo como direito, pois sem ele não se têm acesso ao direito da educação? Pois é, como tantos outros artigos da constituição, esse é só mais um que está lá e não se aplica na prática.

Como muitos outros direitos conquistados, um transporte público de qualidade não vai cair do céu, só com mobilização. Afinal de contas, quem acha justo andar num ônibus lotadíssimo por um preço de quase R$2 a passagem inteira? Em várias cidades, os estudantes protagonizaram diversas lutas em defesa de um transporte de qualidade e barato: em 2004 em salvador, os estudantes na rua impediram o aumento da passagem; em 2005, conquistaram o passe livre em Florianópolis, direito conquistado também pelos estudantes do Rio de Janeiro.

Aqui em Sergipe, o DCE da UFS, por seu atrelamento à prefeitura, não faz uma crítica sequer aos desmandos da administração municipal e dos donos das empresas de ônibus nos sistema de transporte público.

Só com independência e autonomia é possível ter um transporte público de qualidade.

Defendemos a expansão das linhas de ônibus e redução da tarifa!

Além disso, é necessário licitar o sistema de transporte e definir critérios claros para que não se cometam os abusos que nós vemos hoje todos os dias nos terminais e ônibus lotados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário