sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Movimento Estudantil e DCE Integração: Duas coisas que não se combinam!

Já que estamos passando por eleições do DCE não poderíamos deixar de fazer uma avaliação desses dois anos de gestão “Integração”. Ver erros e acertos e procurar soluções que garantam uma maior participação dos estudantes na vida universitária. Para isso precisamos de um DCE que seja autônomo a partidos, reitoria e governos, como também um DCE que realize espaços democráticos de discussão sobre as mais diferentes temáticas para que os estudantes realmente se envolvam. Na contramão dessa concepção assistimos uma “Integração” que não realizou NENHUMA assembléia estudantil e somente DOIS conselho de entidades de base que reúne os Centros Acadêmicos.
Fazer festas e projeto trilhas até que é interessante, mas não fazer nenhum debate sobre o novo vestibular ou sobre a privatização do RESUN é algo bastante sério. E ainda vemos uma relação “estreita”, para não dizer outra coisa, com a reitoria e a prefeitura municipal, pois é de se estranhar que não há desentendimentos entre o DCE e a reitoria que persegue estudantes – como o caso dos processos na polícia federal – como também não entendemos até hoje de onde veio o dinheiro para o show de Levi Viana, quando a todo momento se agradecia no microfone à prefeitura de Aracaju e a vereadora Karla Trindade. Será que há alguma relação por conta do PCdoB, mesmo partido do presidente Antonino e do atual presidente da comissão eleitoral, Natan Alves?
O movimento estudantil não pode se furtar de discutir, pensar propostas e encaminhar soluções para os estudantes e a universidade em nome de interesses privados. O DCE não pode ser de partido ou de reitor: tem que ser dos estudantes! Mas devemos saber também que não é um fim em si mesmo. O DCE deve servir para potencializar os anseios e não ser o salvador da pátria, pois caso fosse assim não estaríamos nos mobilizando além dele. O que não pode e por isso temos o dever de propor uma mudança radical na condução do mesmo é que ele seja apático ou simples correia de transmissão de interesses de outros.
Portanto, Queremos um DCE de verdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário